LITERARIUM PATHOS

a Quixotesca tarefa de ser Bovary

Mia Couto

mia-couto

A Primeira vez que ouvi falar desse escritor que hoje integra o seleto grupo dos meus favoritos, foi durante uma conversa de bar entre amigos, sobre as disciplinas optativas que estávamos fazendo durante aquele já tão distante quinto semestre do curso de Letras. Os amigos que então cursavam a disciplina de “Literaturas africanas de Língua Portuguesa”, brevemente comentaram sobre uma das leituras obrigatórias daquele curso, Terra Sonâmbula de um tal de Mia Couto.

Culpo esses dois amigos (Luana e Henrique) até hoje, por não terem, depois da leitura, voltado a falar do Mia, recomendando-me veementemente a leitura do Terra Sonâmbula. Pois isso é algo para se fazer, e que deve ser feito. Mia Couto é escritor que deve ser lido, e quando lido, veementemente para os amigos recomendado.

DSCN4741

Mia Couto devida(infinita)mente entraria na minha vida, anos depois como um aniversariante presente. De uma especial pessoa, com quem partilho o amor pela música, pela poesia e pelo poder mágico da palavra, me foi ofertado justamente aquele, já quase desmemoriado Terra Sonâmbula. Como muito me foi, por essa mesma pessoa, recomendado, iniciei ainda no machimbombo voltando para casa, a leitura que por toda aquela noite de insônia se estenderia. Sobre o livro, postarei no futuro, mais adequada resenha. Por ora, queria apenas dizer que fui tão eloquentemente tocado pela poesia desse escritor, que quando pensava a respeito de como e por onde deveria começar minha jornada pelos infindos horizontes da literatura  lusófona, resolvi assim, já de cara, iniciar minha jornada por aquelas distantes águas do oceano índico. De modo que esse chuvoso janeiro, será para mim sempre lembrado como “Janeiro-Mia Couto”.

Um comentário em “Mia Couto

  1. rodrygotnk
    janeiro 16, 2013

    Eu estou esperando muito pelas suas resenhas!
    Adorei o texto!

Deixe um comentário

Informação

Publicado às janeiro 15, 2013 por em Escritores e marcado .

Os Livros e os Dias

janeiro 2013
S T Q Q S S D
    fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Projeto 2013: Sargaço Luso Mar

Navegar é preciso

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 184 outros seguidores

