LITERARIUM PATHOS

a Quixotesca tarefa de ser Bovary

Mia Couto: Capas edições e afins

“Os livros são objetos transcendente”

Como já deixei claro aqui, sou um apaixonado por livros. Não somente pelo valor simbólico do conhecimento a eles atrelado; mas também, pelo valor material e estético do objeto em si. Eu adoro o cheiro de livro novo. A cor dos livros velhos, a segurança dos Hard Covers, a beleza das luvas protetoras, e até mesmo o corte fino do papel no dedo. Acho que essa minha fixação deve ter origem na mais remota idade do meu ser…

“Quase não tínhamos livros em casa
E a cidade não tinha livraria
Mas os livros que em nossa vida entraram
São como a radiação de um corpo negro
Apontando pra a expansão do Universo
Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso
(E, sem dúvida, sobretudo o verso)
É o que pode lançar mundos no mundo.”

Mas de qualquer forma, esse não é um texto sobre mim (se é que é possível escrevermos algo que não sobre nós). Meu intuito aqui é falar das capas (belas muitas delas) das edições dos livros do Mia Couto. Claro que muitos podem pensar da inutilidade de tal coisa, e tudo mais… Não discutirei. Como disse no início, sou um apaixonado pelo objeto livro; e talvez, entre aqueles que me leem, talvez encontre pessoas (como eu) tão encantadas pelo objeto em si, que entendam sem questionar, a razão de algo assim.

Da editora Caminho identifico três grupos de Capas; ou melhor, três projetos gráficos distintos. O último deles (ou pelo menos aquele que acredito ser o último) é o que menos me agrada. Cada livro tem uma cor quente (cítrica) dominante, com alguns desenhos (sombras) em preto, o que revela até que interessante jogo de luz e sombra. O Projeto não chega a ser feio, mas acho que não dialoga muito bem com a obra do Mia.

Slide1

Muito mais interessante é o primeiro projeto gráfico. (ou, novamente, pelo menos aquele que acredito ser o primeiro) Com o fundo sempre em azul, o que para mim me remete a água, seja da chuva ou do oceano, duas instâncias sempre muito presente na obra de Mia Couto, e alguma ilustração com traços de clara inspiração africana, sempre dialogando com a obra.

Slide2

Com pequenas Variações inventariei nesse mesmo projeto gráfico, um outro grupo de capas. São as mesma figuras e ilustrações agora em fundo branco e não mais em azul.

Slide3

Por último, e aquele dentre os três que mais gostei é um projeto, que a despeito de sua aparente desorganização revela-se uno e coeso. Cada uma das obras apresenta uma cor de fundo única aparentemente desbotada, envelhecida, com diversas ilustrações espalhadas  pela capa. O parente envelhecimento das texturização evidenciam a ideia do tempo e imprimi no leitor a concepção de segurar em suas mão obra ancestral da humanidade. Ancestralidade essa reafirmada pelas ilustrações simbólicas, ligeiramente deformadas e oníricas; ilustrações que por sua vez, dialogam com o mítico, o mágico e o maravilhoso de Mia.

Slide4

A minha intenção era falar ainda das ilustrações das edições da editora Nadjira e da Companhia das Letras, mas como o post acabou ficando longo, paro por aqui, assumindo o compromisso de voltar para falar das edições das outras editoras.

Um comentário em “Mia Couto: Capas edições e afins

  1. rodrygotnk
    janeiro 16, 2013

    Nossa! Gostei muito da sua proposta! Você fez uma pesquisa bem legal,espero pelas outras capas!

Deixe um comentário

Informação

Publicado às janeiro 16, 2013 por em Capas e Edições, Uncategorized e marcado , , .

Os Livros e os Dias

janeiro 2013
S T Q Q S S D
    fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Projeto 2013: Sargaço Luso Mar

Navegar é preciso

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 183 outros seguidores

