LITERARIUM PATHOS

a Quixotesca tarefa de ser Bovary

O Beijo da Palavrinha [Resenhinha]

mia couto

Não. O “Resenhinha” que compõe o título desse post, não é apenas uma brincadeira infantil, nem uma rima pobríssima (ou paupérrima para os puritanos), ou sequer um eco despropositado com o título do livro em questão, e aqui em rápida apreciação. O “Resenhinha” é mesmo algo que cabe muito bem para definir o que aqui se fará. Não tenho pretensões de muito falar sobre essa obra de Mia, mesmo porque, a obra em si pede leveza e brevidade de tratamento.

O Beijo da Palavrinha juntamente com O Gato e o Escuro compõe a parte da Obra de Mia destinada a um específico público juvenil, e portanto, assim passível de ser classificada como literatura infantil. (Numa literal abertura de parentese, gostaria de esclarecer um ponto: já li em alguns lugares, que a obra, A Chuva Pasmada, também se trataria de literatura infantil; no entanto, como não tive contato com essa obra, não podendo assim afirmar com certeza, se de fato, se trata de uma obra dirigida ao público infantil, preferi omiti-la daquilo que considerei na obra de Mia, como pertencente a esfera da Literatura Infantil).

O Beijo da Palavrinha conta a história de uma menina que nunca vira o mar. Acometida por uma doença, sua família decide levá-la para enfim conhecer o oceano… Impossibilitada no meio da jornada de prosseguir, só há uma maneira dela efetivamente entrar em contato com o que lhe é desconhecido…

Pelo que vi, há duas edições dessa obra. A edição que traz ilustrações de Malangatana, da qual apresento acima a capa. Foi essa que li. Apesar do trabalho gráfico satisfatório, devo confessar que quando encontrei imagens da outra edição, que traz gravuras de Danuta Wojciechowska, (ainda que não tive a oportunidade de ver toda a obra) achei o acabamento gráfico muito mais minucioso e concordante com a narrativa mágica e poética de Mia Couto.

untitled 001631_O%20beijo%20da%20palavrinha_d

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às fevereiro 6, 2013 por em Resenha, Uncategorized e marcado , , .

Os Livros e os Dias

fevereiro 2013
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

Projeto 2013: Sargaço Luso Mar

Navegar é preciso

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 183 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: